Milhões de livros acabam de tornar-se de domínio público e quase ninguém sabia

Certamente você já tentou comprar, ou, apenas ler um livro, mas não o encontrou em nenhum lugar. Cada vez mais raros, muitos livros impressos já não estão mais entre nós, nem mesmo nas bibliotecas. No entanto, graças à New York Public Library, milhões de títulos acabam de tornar-se domínio público. Isto aconteceu porque, a maioria dos livros americanos publicados antes de 1964 nunca estendeu seus direitos autorais.

Tudo aconteceu depois de um empreendimento gigantesco da NYPL, que converteu as informações de registro e copyright em um formato XML. Agora, os antigos direitos autorais são pesquisáveis e podemos ter acessos a quando – e se foram renovados. Em outras palavras, isto significa que cerca de 80% de todos os livros publicados de 1923 a 1964 são de domínio público, e muitas pessoas não tinham ideia disso.

Mais do que livre acesso a importantes obras literárias, esta questão abre espaço para a discussão do que representa o domínio público. Em tempos onde grandes empresas possuem propriedade de quase tudo que consumimos, é bom saber que ainda restam coisas que são patrimônio da humanidade. Além disto, quando fazemos uma cópia eletrônica de um trabalho de domínio público, é menos provável que este seja perdido para sempre – diferente de um trabalho protegido por direitos autorais.

Deixe um comentário