Nota – Mudança de endereço

Prezados(as),

Segue comunicado referente à mudança de endereço do Campus de Ananindeua.

Com relação a Biblioteca Benedicto Monteiro, a mesma se encontrará fechada visando a organização dos materiais para a mudança.

Sobre a devolução de livros, será feito no novo endereço, assim como os empréstimos e as demais atividades que a Biblioteca Benedicto Monteiro oferece aos usuários, as suspensões serão retiradas, caso o livro esteja com data de devolução no período em que a biblioteca não estará funcionando.

 

Nota do Campus de Ananindeua - Mudança_page-0001

Biblioteca Benedicto Monteiro promove sexta atividade do Programa de Capacitação

No realizada nesta quarta feira, 21/08/2019, no Laboratório de Informatica do Campus Universitário de Ananindeua, a sexta atividade do Programa de Capacitação da Biblioteca Benedicto Monteiro, com o Treinamento “Fontes de Pesquisa para a elaboração de artigos acadêmicos”, ministrado pelo Prof. Lucivaldo Vasconcelos Barros, , docente da faculdade de Biblioteconomia da UFPA e bibliotecário do Ministério Público, na oportunidade foram apresentados aos participantes as valorosas fontes de pesquisa no segmento científico, além de ser trabalhado na prática técnicas para realização de pesquisa científica.

 

Todos os Treinamentos do Programa de Capacitação da Biblioteca Benedicto Monteiro são gratuitos e sempre divulgados nas redes sociais da biblioteca: Facebook, Instagram, Twiter e Blog.

Texto: Erik Pires (Diretor da Biblioteca Benedicto Monteiro – UFPA Campus Ananindeua)

 

UFPA faz entrega da sede da Assistência Estudantil

CAPA 09.08.2019 Inauguração salas SAEST Foto Alexandre de Moraes site3

A Universidade Federal do Pará (UFPA) conta agora com instalações mais adequadas para a atenção aos estudantes em situação de vulnerabilidade. A sede da Superintendência de Assistência Estudantil (SAEST) foi entregue, no último dia 9 de agosto de 2019, pelo reitor Emmanuel Zagury Tourinho. Participou também da cerimônia o vice-reitor, Gilmar Pereira da Silva.

373x212 09.08.2019 Inauguração salas SAEST Foto Alexandre de Moraes site2Compromisso com inclusão – Durante a inauguração, o reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, afirmou que a entrega da sede da SAEST está alinhada com o compromisso da atual gestão da UFPA com o projeto de uma universidade inclusiva, que se preocupa em dar condições de acesso e permanência aos alunos oriundos de grupos sociais historicamente excluídos do Ensino Superior.

“Quando decidimos pela criação da SAEST, foi com a intenção de dar maior centralidade às políticas de Assistência Estudantil na Universidade. Tão logo 373X212 09.08.2019 Inauguração salas SAEST Foto Alexandre de Moraes site11aprovada a existência do órgão, nos deparamos com a necessidade de aperfeiçoar a infraestrutura para a promoção das condições de permanência dos alunos. Então, fomos em busca de alternativas disponíveis. Mesmo com uma conjuntura econômica muito difícil, conseguimos preparar este espaço para acolher a Superintendência. A conclusão desta estrutura é resultado do empenho para expandir os Programas de Assistência Estudantil, que vêm recebendo investimentos crescentes, sem a diminuição dos recursos destinados aos programas e auxílios. Todo este esforço é para que a nossa universidade não volte a ser uma instituição para poucos e para que seja de acesso aos jovens de todas as origens”, ressaltou.

373x212 09.08.2019 Inauguração salas SAEST Foto Alexandre de Moraes site6A SAEST é um órgão vinculado diretamente à Reitoria e auxiliar da Administração Superior da Instituição. Foi criada em 2017 para substituir a antiga Diretoria de Assistência Estudantil, com o objetivo de elevar o alcance da política de Assistência Estudantil na UFPA. À Superintendência compete elaborar e executar os programas e serviços destinados à permanência dos estudantes em situação de vulnerabilidade, para que possam concluir o curso de graduação com melhor qualidade e em tempo hábil.

A nova sede da SAEST está localizada no pavilhão C do Campus Básico, o qual foi reformado em conformidade com os padrões de acessibilidade para abrigar os departamentos que compõem a Superintendência. Todas as coordenadorias foram instaladas em salas projetadas de acordo com as especificidades dos serviços prestados, para facilitar o acesso dos alunos às dependências e aos programas da SAEST.  A área externa do pavilhão atende rigorosamente às exigências de mobilidade e identificação necessárias para o acesso de pessoas com deficiência.

373x212 09.08.2019 Inauguração salas SAEST Foto Alexandre de Moraes site12Placa acessível – As pessoas com deficiência que transitarem pelo espaço da sede da SAEST vão encontrar a primeira placa de identificação, na UFPA, totalmente acessível, com transcrição em Braille e acesso em Língua de Sinais, que pode ser realizado por meio da captação de imagem em QR CODE, que direciona para um vídeo com interpretação em Libras.

O estudante com deficiência visual Marco Antônio Silva Lopes, do curso de Licenciatura em Dança, fez a leitura da placa durante o evento. Para ele, a placa inclusiva é um motivo de orgulho, que garante autonomia para o deficiente se localizar nos espaços.  “A Universidade deve seguir como parâmetro essa placa 373x212 09.08.2019 Inauguração salas SAEST Foto Alexandre de Moraes site8para que, não somente nós, com deficiência visual, possamos ter acessibilidade, mas também nossos colegas com deficiência auditiva e todos que circulam no campus da UFPA”.

Para o superintendente de Assistência Estudantil, professor Ronaldo Lima Araujo, quando a Administração Superior qualifica e humaniza um espaço físico de trabalho, está cumprindo uma função social que é de assegurar o direito à Educação, o direito à permanência dos alunos e a inclusão daqueles que estão em situação de vulnerabilidade.

Texto: Assessoria Comunicação SAEST/UFPA
Fotos: Alexandre de Moraes

Milhões de livros acabam de tornar-se de domínio público e quase ninguém sabia

Certamente você já tentou comprar, ou, apenas ler um livro, mas não o encontrou em nenhum lugar. Cada vez mais raros, muitos livros impressos já não estão mais entre nós, nem mesmo nas bibliotecas. No entanto, graças à New York Public Library, milhões de títulos acabam de tornar-se domínio público. Isto aconteceu porque, a maioria dos livros americanos publicados antes de 1964 nunca estendeu seus direitos autorais.

Tudo aconteceu depois de um empreendimento gigantesco da NYPL, que converteu as informações de registro e copyright em um formato XML. Agora, os antigos direitos autorais são pesquisáveis e podemos ter acessos a quando – e se foram renovados. Em outras palavras, isto significa que cerca de 80% de todos os livros publicados de 1923 a 1964 são de domínio público, e muitas pessoas não tinham ideia disso.

Mais do que livre acesso a importantes obras literárias, esta questão abre espaço para a discussão do que representa o domínio público. Em tempos onde grandes empresas possuem propriedade de quase tudo que consumimos, é bom saber que ainda restam coisas que são patrimônio da humanidade. Além disto, quando fazemos uma cópia eletrônica de um trabalho de domínio público, é menos provável que este seja perdido para sempre – diferente de um trabalho protegido por direitos autorais.

Web of Science Group disponibiliza atualização do Journal Citation Reports

O Web of Science Group, pertencente à Clarivate Analytics, lançou recentemente a atualização de 2019 da base de dados Journal Citation Report. A versão, que oferece os dados referentes a 2018, agrega ligações relevantes de citações criadas pela comunidade de investigação, por meio de um conjunto de dados, métricas e análises independentes de editores de revistas científicas em âmbito mundial. Disponível no Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o JCR conta com dados de 81 países, quase 12 mil revistas científicas e 236 disciplinas.

Originado da coleção principal da Web of Science, o JCR é um banco de dados que utiliza a plataforma InCites e permite consulta e avaliação de periódicos a partir de dados de citação dos títulos indexados na Web of Science. Por meio do JCR é possível consultar diversos índices, como o fator de impacto da publicação (Journal Impact Factor – JIF), o Eigenfactor, o número total de citações da publicação com e sem autocitações, o índice de imediatismo que mede o quão rápido um artigo é citado em cada publicação, dentre outros.

O JCR contém os dados necessários para compreender os componentes que indexam o valor e o impacto de cada título, uma vez que recolhe todas as citações – incluindo materiais além dos artigos, como editoriais e comentários relevantes. Também permite uma melhor interpretação do estado de divulgação, na medida em que capta e destaca a rede de referências que ligam uma publicação a outra, identificando as principais partes interessadas que lideram a comunidade dessa publicação.

Segundo o editor, os principais destaques da versão atualizada são:

– Publicações selecionadas: a base de dados é mantida e atualizada de modo a refletir o progresso da investigação e dos contributos acadêmicos. Foram adicionadas 283 publicações, 108 das quais são de acesso totalmente livre.

– Novas categorias: a gestão das categorias é considerada fundamental para a manutenção da relação lógica entre conteúdos dentro de cada área. O relatório agora abrange 236 disciplinas, com três novidades: Tecnologia e Ciência Quântica (SCIE), Estudos de Desenvolvimento (SSCI) e Planejamento Regional e Urbano (SSCI).

– Limpeza da lista: 17 publicações foram suprimidas do JCR, de modo a assegurar a integridade dos relatórios. As publicações suprimidas representam 0,14% da lista. O JCR monitoriza e exclui publicações que demonstram comportamento anômalo, incluindo situações em que há provas de excesso de citações do próprio autor e acumulação de citações.

– Novas funcionalidades: a atualização inclui um serviço melhorado de obtenção de correspondências de artigos (para que os editores possam ter uma ligação direta à página do perfil da publicação e promover essa ligação em seus websites); a possibilidade de imprimir/transferir toda a página do perfil da publicação através da função “versão para imprimir”; adição de novos gráficos para mostrar a classificação de percentil da publicação e os principais indicadores de uma publicação; uma vista detalhada dos “itens não citados” por artigo; e a possibilidade de visualizar os dados de “publicações alvo de citação/utilizadoras de citação” na nova página de perfil do JCR.

As estatísticas que compõem o JCR atingem a comunidade de investigação em sua totalidade, desde editores a bibliotecários, financiadores, instituições e pesquisadores. “Todos os anos são publicados milhões de artigos acadêmicos com dezenas de milhões de citações. Cada citação é uma ligação relevante entre dois segmentos de pesquisa, mostrando como a investigação se interliga. O JCR recolhe estes dados e os fornece à comunidade, de modo que esta possa tomar decisões melhor informadas, que produzam melhores resultados”, afirma Keith Collier, diretor executivo dos serviços de publicação do Web of Science Group.

O JCR está disponível para a comunidade acadêmica brasileira por meio do Portal de Periódicos da CAPES. Para acessá-lo, é necessário entrar na opção de consulta buscar base e inserir a sigla “JCR” ou o termo “Incites Journal Citation Reports – JCR (Clarivate Analytics)”.

Com informações da Clarivate Analytics

Verifique o conteúdo do Portal de Periódicos disponível para sua instituição

O Portal de Periódicos autoriza a reprodução parcial ou total de suas notícias desde que seja citada a fonte: “Portal de Periódicos da CAPES”

 

Alice Oliveira dos Santos

Lançamento da Campanha do Kit Solidário: Faça a Diferença, Seja Solidário!

A Biblioteca Central  da UFPA, em parceria com o Hospital Universitário João de Barros Barreto (HUJBB), está promovendo a campanha do Kit Solidário, uma ação solidária com o intuito de arrecadar kits para as crianças internadas na pediatria do HUJBB e onde os doadores participantes, caso estejam em pendência com a Biblioteca, poderão retirar 30 dias de sua suspensão a cada kit doado e assim normalizar a sua situação.

A campanha inicia-se no dia 12 de agosto – próxima segunda-feira – e se estende até o dia 31 de dezembro de 2019. As opções de kits a serem doados são duas:

1) Sabonete líquido infantil + creme dental infantil + escova de dente infantil (macia); ou

2) 1 pacote de fralda descartável infantil (M ou G) com 24 unidades.

As doações podem ser realizadas no setor de referência, localizado no hall da Biblioteca central.

Nesse sentido, a ideia central da campanhaatravés do incentivo do abatimento da suspensão dos serviços de empréstimos da Biblioteca, é que os usuários possam exercer o amor em movimento que é a solidariedade.

Participe, faça a diferença, seja solidário!