Reitor discute avanços do Campus de Ananindeua

O reitor da Universidade Federal do Pará (UFPA), professor Carlos Maneschy, participou de debate com a comunidade acadêmica do Campus de Ananindeua, ao longo desta terça-feira, 19. Pela manhã, com professores e técnico-administrativos; pela tarde, com os estudantes. Todos expuseram reivindicações quanto à melhoria de infraestrutura e aumento no quadro docente. O reitor respondeu aos questionamentos e apresentou perspectivas para o avanço do Campus, auxiliado pela coordenadora da Unidade, professora Edilza Fontes.

Interiorização – O reitor reconhece que a implantação dos campi de Ananindeua e de Salinópolis foram consequências de oportunidades surgidas no cenário político-econômico nacional, mais do que, necessariamente, de planejamento prévio. “A proposta do Campus de Ananindeua surgiu num momento em que o governo federal desenvolvia um projeto de extensão das universidades nas regiões metropolitanas brasileiras. A ideia inicial era a ampliação na oferta de cursos de engenharia”, disse Maneschy. “Essa proposta sofreu mudanças, no entanto, atualmente, conseguiremos formar muito mais alunos do que havíamos pensado no começo.”

Perspectivas – Apesar da redução no orçamento universitário e da instabilidade política no país, o reitor Carlos Maneschy afirma que será construído um prédio de quatro andares no Campus de Ananindeua. “A licitação está sub judice, pois a empresa perdedora acionou a justiça. Mas a Universidade entende que essa empresa não detém os direitos que requer”, disse. O recurso para a construção do imóvel já está empenhado. A expectativa é de que as obras se iniciem ainda este ano.

Há, ainda, a espera da liberação de código de vagas para a realização de concurso para professor do quadro permanente. “Não há história de insucesso na UFPA. Das 135 obras entregues, nos últimos quatro ou cinco anos, 67 foram no interior do Pará. As melhorias no Campus vão acontecer, pois todos os campi criados, até hoje, consolidaram-se”, afirmou o reitor.

Sobre o Campus – Localizado no km 7 da rodovia BR-316, o Campus de Ananindeua funciona em um dos prédios da Faculdade da Amazônia (Faam). São ofertados cursos de graduação Ciência e Tecnologia, Engenharia de Materiais, Física, Geografia, História, Química e Geoprocessamento. Os laboratórios dos cursos que também têm oferta no campus básico da UFPA, em Belém, podem ser utilizados pelos estudantes do Campus de Ananindeua. O deslocamento é garantido via ônibus da Instituição.

Texto: Thaís Braga – Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Adolfo Lemos

Deixe um comentário