Conhecendo a Biblioteca Benedicto Monteiro

Benedicto Monteiro nasceu no dia 1°. de março de 1924, em Alenquer no Estado do Pará. É filho de Ludgero Burlamaqui Monteiro e Heribertina Batista Monteiro. Fez o curso de Humanidades no Colégio Marista N.S. de Nazaré em Belém e completou os seus estudos de ginásio no Rio de Janeiro, onde cursou Direito na Universidade do Brasil. Ainda no Rio, exerceu o jornalismo na imprensa local e publicou o seu primeiro livro de poesia Bandeira Branca, pela editora Zélio Valverde (1945) prefaciado pelo escritor Dalcídio Jurandir.
Casado com Wanda Marques Monteiro, com a qual teve cinco filhos: Aldanery, Ana Luiza, Wanda Benedicta, Benedicto Filho e Dulcinez. Os filhos lhe deram dez netos: Bonny, Tahiana, Carlos Tadeu, Carla, Marcelo, André, Aline, Diego, Cauê, Iago e quatro bisnetas: Luara , Luma, Malu e Emy.

Bacharelou-se em Ciências Jurídicas e Sociais, exerceu os cargos de Promotor Público, Juiz de Direito e Secretário de Estado. Foi eleito Deputado Estadual, tendo sido cassado em 1964, pelo regime militar instalado. Caçado como animal, nas matas de Alenquer, ficou preso e incomunicável por vários meses e foi torturado e marginalizado da sociedade, tendo seus direitos políticos suspensos por mais de 10 anos. Depois que saiu da prisão, dedicou-se ao exercício da advocacia agrarista e à literatura, tendo publicado o livro Direito Agrário e Processo Fundiário e vários livros de poesia e ficção que constam de seus dados bibliográficos. O seu livro de contos Carro dos Milagres, foi premiado pela Academia Paraense de Letras, e o romance A Terceira Margem, recebeu o Prêmio Nacional de Literatura da Fundação Cultural do Distrito Federal.
Mesmo enfrentando um luta exaustiva contra o câncer, o escritor ainda hospitalizado conseguiu concluir e lançar seu ultimo livro, O Homem Rio que ele dizia ser o seu ultimo sonho a ser sonhado.

Benedicto Monteiro faleceu no dia 15 de junho de 2008, logo após o lançamento de seu ultimo livro, deixando para o Pará e para o Brasil um inestimável legado.

A Biblioteca Benedicto Monteiro foi inaugurada oficialmente no dia 23 de outubro de 2015, com a presença do Magnífico Reitor Carlos Maneschi, o nome da biblioteca se deu por meio de concurso, aonde a Professora Doutora e Coordenadora do Campus Universitário de Ananindeua, Edilza Fontes, foi a vencedora do concurso.
A Biblioteca Benedicto Monteiro faz parte do Sistema de Bibliotecas da UFPA, agindo como órgão suplementar está subordinada tecnicamente ao (SIBI/UFPA) e administrativamente à Coordenação do Campus Universitário de Ananindeua (CAMPANANIN).

• Missão

Prestar serviços informacionais nas áreas do conhecimento inerentes aos cursos oferecidos pelo Campus, para estimular a pesquisa, a iniciação científica, a extensão e a inclusão cultural, além de outras atividades que contribuam para o desenvolvimento da sociedade.

Compete à Biblioteca Benedicto Monteiro

Disponibilizar informação à comunidade acadêmica do Campus e ao público em geral;

Tratar tecnicamente e desenvolver recursos informacionais;

Disseminar informação com o objetivo de facilitar o acesso e geração do conhecimento;

Promover difusão cultural;

Desenvolver ações educativas;

Assessorar nas atividades de ensino, pesquisa e extensão;

Acervo e infraestrutura

Funcionando provisoriamente nas dependências da Biblioteca da Faculdade da Amazônia, compondo espaço do acervo e atendimento ao usuário.

Sala da direção, processamento técnico referência e informação e desenvolvimento de coleções, tem seu acervo composto títulos de livros que atendem os cursos de graduação: Bacharelado em Ciência e Tecnologia, Engenharia de Materiais e Tecnologia em Geoprocessamento, os quais são ofertados pelo campus. Sendo que irá ter os cursos intervalares de: História, Geografia, Química e Física, além de Engenharia de Minas e o Mestrado Profissional em História (Prof. História), até o final de 2016 a previsão que o acervo tenha aproximadamente 3 mil títulos, com 5 mil exemplares. Além de contar com o acesso ao Portal de Periódicos da Capes.
Seu acervo é constituído por livros, obras de referência, periódicos científicos eletrônicos e multimeios (CDs e DVDs), dando suporte informacional de natureza técnico-científica às atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas nos cursos de ofertados pelo CAMPANANIN.

Horário de funcionamento

Segunda a sexta-feira: 08 às 18 horas

Serviços

Acesso à internet;

Alerta Bibliográfico;

Consulta local;

Empréstimo de materiais;

Orientação sobre normalização de trabalhos acadêmicos segundo a ABNT;

Reserva e renovação de empréstimos online;

Serviço de Referência Virtual;

Produtos

Guia do usuário;

Tutorial de pesquisa Pergamum;

Manual de uso de E-Books (Ebscohost);

 

 

Deixe um comentário